quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Sobre quem não era pra ser

Tivesse sido cedo
E eu não tardaria em cair nos seus braços

Tivesse sido óbvio
E eu não teria escondido desviando o olhar

Tivesse sido permitido
E eu não o teria deixado sozinho na calçada

Tivesse sido consumado
Nada me impediria de chorar essa saudade

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Dança

Dança comigo
Como se fosse um vôo
Um pouso
Um abrigo
Um poema

Dança comigo
Como se fosse brincadeira
Uma peça
Um riso
Um faz-de-conta

Dança comigo
Até não haver limites
Até perdermos a noção
De onde acaba o meu corpo
E começa o seu
De onde finda a música
E começa o sonho

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Especialistas

Cansada do equívoco comum dos leigos quanto ao uso apropriado das diversas especialidades da Medicina, e consequente desperdício de recursos do SUS e convênios médicos, aproveito este espaço e a minha credibilidade como médica dublê de escritora para quem quiser ler, em esclarecimento.
Caso tenha os seguintes sintomas:
1 - Olhar a pessoa e não acreditar como ela é linda: procure um oftalmologista. Talvez seja o caso de um exame de refração. Leve uma foto e pergunte se o doutor concorda. Prepare o bolso, óculos está caro, hoje em dia.
2 - Achar que a pessoa tem o melhor perfume do mundo, ficar tonta (ao ouvir a voz da pessoa ou não): otorrinolaringologista é adequado. Um teste de hiperosmia (sentir cheiro em exagero), labirintite, hiperacusia (ouvir em vibrações que não deveria, por não ser um morcego, por exemplo) precisam ser excluídos.
3 - Sentir calor em demasia, arrepios, ter ideia fixa na pessoa, mudar o comportamento perto dela, ter insônia, labilidade emocional e dor na garganta, quando a mensagem em resposta demorar pra chegar: procure um bom clínico geral, ele ou resolverá o seu problema, ou encaminhará pro ginecologista, urologista, ou até, sem ofensa, psiquiatra.
4 - Por fim, também sem ofensa: se você tem a maioria dos sintomas acima e consegue relacioná-los à chegada na sua vida de um ser único, um evento causador nunca antes experimentado, NÃO procure um cardiologista. Seu "problema" não é cardíaco, ao contrário do que os poetas escrevem. Besteira submeter-se a eletrocardiograma, Holter e teste ergométrico, quando as palpitações, com certeza, fazem parte da resposta fisiológica à paixão. São normais.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Para o A.

"Eu gosto de mulher".
Sorrio divertida ao escutar isso, dito no ouvido, no meio do sambão. Franzo o cenho. Nao era hora de filosofar, mas quem segura a minha mente?
Certeza que o cara em questão gosta... de sexo com mulher. Toda a expressão não verbal já tinha demonstrado. Se é que vocês me entendem. Se gosta de mulher ou não, nunca saberei, porque já não tenho seu número de telefone. Mas, a julgar pelo jeito de outros rapazes por ali, sambando - nada contra - até dou um desconto por ele declarar isso se julgando um achado a favor da minha felicidade.
Digo aqui, então, o que não tive oportunidade de responder na hora.
Mas na minha opinião cara, gosta de mulher o pai que tira o bebê do quarto para a mãe dormir um pouco mais.
Gosta de mulher o filho que reveza com a irmã a função de acompanhante da mãe hospitalizada.
Gosta de mulher quem consegue ser amigo de uma e saber que, por mais liberdade que se tenha, ela não é um homem e talvez não curta receber filminho pornô no celular.
Gosta de mulher o homem que, mesmo com raiva da ex, não a agride, para que ela esteja bem emocionalmente, para cuidar dos filhos dos dois.
Gosta de mulher o homem que entende o pavor que a gente sente quando pede que fique longe, respeita e obedece.
Gosta de mulher quem trocou cartinhas de amor na adolescência que não renderam nem um beijinho, mas se tornaram boa lembrança.
Gosta de mulher, inclusive, o gay que amou uma, só pra descobrir que, na verdade, queria ser ela. E, via de regra, idolatra a propria mãe.
Gostar de fazer sexo com mulher está a milhas de distância de gostar de mulher. Bem aventurados os que fazem os dois. Estão se tornando pouco numerosos.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Sobre cuidar

Hoje, atendendo um casal, a senhora ralhou com o paciente para ele ser mais cuidadoso pra não amassar a camisa. Eu chutei, no meu pensamento, que ele estava mais preocupado com o fato de ter que sair dali com ela direto pro pronto-socorro (por suspeita de uma doença grave nela).
E eu me lembrei daquela música do Léo Jaime que diz "essa é uma linda história de amor entre eles dois". Quantas viagens terão feito juntos ao médico? Ele preocupado com a saúde dela, ela com a sua camisa. E dos tecidos, vincos e vínculos só Deus ainda não perdeu a conta.

Superlativa

Porque quando você começa a vislumbrar
Eu já tenho o roteiro pronto
Enquanto você parte pro mar
Eu conto as moedas do tesouro do fundo dele
E onde você é garoazinha
Eu chovo um lago inteiro

domingo, 11 de dezembro de 2016

Descompasso

Descompasso

Foque!
Ele bravo
E eu ria
Eram borbulhas de champanhe
O que eu sentia

Me repreendia
Faltava sintonia
E eu me apoiava
Nos braços dele

Foque!
Ele bravo
Era só o toque o que eu queria
O meu indicador direito
No lábio inferior dele