segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Reflexão

Poderia ter sido tão melhor Se você tivesse me amado Mas para mim poderia ter sido tão pior Se eu tivesse enxergado (Essa sua incapacidade)

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Para o meu amor

Existe o amor que sente O amor que mente E o amor que faz O amor que sente é carente Esperançoso e exigente Idealista, intransigente O que quer sempre mais O amor que mente ilude Quer êxtase eterno, sedução Alegria perene, energia E tira a paz O amor que faz cuida Zela, vigia, escolhe Pondera, trabalha, se empenha E em tudo é capaz O amor é tão falho Quanto o poeta que sobre ele escreve

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Graças

Graças a Deus por toda porta que não se abriu Toda prece não atendida Todo livramento que eu não reconheci Graças a Deus por toda encruzilhada de difícil decisão Todo atalho escolhido Todo o caminho percorrido (Porque era o meu por direito)

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Infância

Se você se esforça para ter uma bússola moral E é capaz de se dedicar por amor a alguém Tenta não prejudicar, não maltratar, não agredir Mas se perdoa e aprecia a própria humanidade e a dos outros Se você reconhece que poderia ter sido melhor, mas também, pior Na verdade Nunca Ninguém Te estragou (E nem conseguiria)

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Inverno/19

Você é o meu alguém Em quem penso quando acordo Por quem rezo antes de dormir Que quero ao lado o tempo todo Que não quero ver partir Você é o meu alguém Que chegou na hora certa Enche o mundo de carinho De amor e beleza esperta Você é o meu alguém como ninguém

terça-feira, 3 de setembro de 2019

A. F. F.

Era tarde Mas ainda era tempo Tendo havido brisas Tempestades Ventos Era nua No castelo abrigo Gosto de tâmaras Damasco E figo Era longe Mas estava ao alcance Um sonho Uma espera Um romance Era tudo o que ela sempre quis

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Aliás

Inclusive eu quero nomear uma cor com o seu nome e inclusive cantar e dançar no carro com o seu filho (fritando) e inclusive tomar bronca da minha e inclusive fazer as pessoas duvidarem e inclusive usar camiseta igual e inclusive preocupar quem acredita em olho gordo e inclusive pegar muita estrada juntos. Inclusive eu quero programar um monte de viagem cara demais e inclusive tirar fotos que ninguém pode ver e inclusive envelhecer ao seu lado e inclusive conhecer o que ainda falta e inclusive fazer você saber que as reticências do final do texto quem vai preencher é a vida e o meu amor por você. ...

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Namoro

Quero ter com você um amor ridículo, brega, piegas e cheio de clichés Que dê náusea nos transeuntes porque vai deixando um rastro de mel por onde passa Quero ter com você um amor sem medida, sem saída, sem partida O amor do resto da minha vida

terça-feira, 26 de março de 2019

Bailarina

Bailarina, meu amor Amarras as sapatilhas com as minhas coronárias E pisas nos cacos do meu coração Com displicência (Qual pedaços de casca de ovo Cujo ruído não a distrai Da imagem do espelho) Bailarina, minha dor Agarras o momento como se fosse o último E desmereces meu olhar da plateia Com seus gestos cadenciados Que sou só mais um fã encantado Um bobo da corte apaixonado Que morre pra estar ao seu lado

Volta

Não se faz amor com um corpo Faz-se com os sorrisos, a atenção, a vontade de estar juntos Não se faz amor com uma pessoa Faz-se com o momento, a coincidência, a história que se vive Não se faz amor entre dois Incluem-se esperança, transcendência, a frágil permanência Não se faz amor com a matéria Faz-se amor com a ideia (E o sentimento)

terça-feira, 19 de março de 2019

Eu quero

Eu quero a fome O apetite E o medo de engordar O cálculo As asas O impulso de me lançar Quero resultado Desperdício Energia e rebuliço Afinal a vida é minha E ninguém Tem nada com isso

sexta-feira, 8 de março de 2019

Dia das Mulheres

Cada vez que alguém exige que as filhas zelem pela casa, enquanto os filhos folgam, está ensinando às mulheres que elas só valem enquanto serviçais. Cada vez que uma família decide pagar os estudos dos filhos e não das filhas, porque aguardarão o casamento e viverão o padrão de vida que o marido oferecer, está ensinando que cabe a elas o papel de coadjuvante. Cada vez que uma mãe aceita o abuso do companheiro, na frente das filhas e filhos, ensina que o relacionamento é mais importante do que a autopreservação. Cada vez que uma mulher rivaliza com a outra, por causa de um interesse amoroso, diz pra si mesma que o troféu é ele, menosprezando o próprio valor e condicionando-o à escolha do cara. Repensemos atitudes sem pregar aversão, agressividade e ódio aos homens. Amemos mais as mulheres: nós, as idosas, as meninas. Trabalhemos no que está ao nosso alcance. O resto é consequência. Quem está confortável não vai receber e acatar ordens de mudar.

quarta-feira, 6 de março de 2019

Pacífico

A paz de ainda não existir Ser uma ideia Pulsão Possibilidade A paz da descoberta De ir pra esquerda Direita Parar pra olhar melhor A paz de poder ser bom Ruim Mais do mesmo, ou Menos porque que nunca foi A paz de um projeto que não existe De uma receita não experimentada A paz de deixar a vida acontecer

terça-feira, 5 de março de 2019

Amigas

As minhas meninas são de uma gentileza nocauteante
Em ter opiniões flexíveis que não contradizem seus princípios
E amor extenso, mas que não se deixa abusar

Cumprem papéis diferentes e não se abatem pelas contrariedades
Pesam, ponderam, medem e confiam em si mesmas

As minhas meninas são minhas e também de outras amigas
Dos filhos, parceiros, profissões e do mundo
Mas, definitivamente: de outro mundo

Com amor.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Tias

Eu tenho umas tias que não falam palavrão nem pra ofender. Mas são maliciosas. Quando falam "pinto" não é sobre a ave. Conhecem todos os nomes começados com "p" e "x" pra falar das partes do sul das mulheres.
Eu tenho umas tias que contam histórias das últimas 5 gerações da família e balançaram o berço de todos os bebês e amamentaram vizinhos.
Eu tenho umas tias que na sua época raspavam as pernas no tanque, moíam caldo de cana e vigiavam as vizinhas solteiras todas.
Eu tenho umas tias que julgam o certo e errado conforme gostam ou não do autor da obra.
Eu tenho umas tias que esculhambam os componentes masculinos da família na hora do almoço só pra fazer as outras tias rirem.
Eu tenho umas tias que abrigaram irmãos alcoólatras, deram força pra sobrinhos em início de carreira, madrugaram inúmeras noites em hospital.
Eu tenho umas tias que vivem em espontaneidade e não pedem desculpa por serem quem são. São mestres em relacionamentos e riem, mesmo que infelizes.
E dariam muito mais que uns 12 livros...

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Baby

Por um tempo, você vai escolher minhas roupas. O que como, os lugares aonde irei, a escola, com quem você divide a minha presença.
Escolha bem.
Mas não as minhas lutas, meus ideais e meu grau de ambição.
Não diga que eu sou assim ou assado por causa de signo ou porque puxei a esse ou aquele parente. Eu preciso descobrir quem sou sem rótulos prévios e projeções.
Não fale de mim para terceiros na minha frente. Principalmente se forem críticas. Não preciso ser envergonhado para ser educado.
Cuide de mim como uma planta. Cultive o bom, mas saiba dos limites da semente e da terra. Eu não tenho obrigação com as suas expectativas. Permita-me crescer fazendo minhas escolhas, quando a vida der essa chance. Não a tire de mim.
E na dúvida da sua capacidade de me amar: não me faça.
(Métodos anticoncepcionais existem).

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Suicídio

Desnecessários
O esforço
A dúvida
O plano
O tremor da mão

Tão bem vindos
A altura
O nó
O momento
O perder o chão

(A vida já era finda
Antes do virar do banco)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Atirada

Viver é um tiro no escuro
Esquecer é tiro de misericórdia
Ostentar é um tiro no pé
Invejar é tiro pela culatra

Planejar é um tiro ao alvo
Confiar em si é tiro e queda
Pra quem ama eu tiro o chapéu
Por amar: eu tiro de letra

domingo, 10 de fevereiro de 2019

2015

But you
I tasted a hundred times
I tasted the sweetness
And I tasted the bitterness

Because there was a time in my life
You were all my mouth longed for
And all my soul craved for
And I treasure that feeling until this day

(Mas você
Eu saboreei cem vezes
Senti o doce
E senti o amargo

Porque houve um tempo em minha vida
Em que você era tudo que a minha boca pedia
E toda a fissura da minha alma
E guardo esse sentimento como um tesouro até hoje)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Família

Quando a gente cresce, percebe que heróis são feitos de carne e osso. Que fizeram melhor do que fizeram com eles e a gente tenta fazer melhor do que fizeram com a gente. De trauma em trauma vai-se tentando superar.
Que buscou-se mãe em tantas mulheres e pai em tantas figuras masculinas, que a colcha de retalhos emocional cobre aqui e acolá, mas sempre tem um pedacinho tremendo de frio e medo. De estação em estação vai-se tentando administrar.
Que acolher e ajudar pode ser gesto espontâneo e natural, mas disposição e gratidão têm mais correlação com índole do que com abundância de recursos. De decepção em decepção vai-se tentando suportar.
Segue o tempo e o crescimento em estirão. De história em história vai-se tentando levar.