domingo, 19 de janeiro de 2025

Para hoje

Para hoje Abrir as janelas e deixar a luz do sol entrar Abrir a mente e deixar o novo tentar Abrir o coração e deixar a vida imperar Abrir a chaga e deixar a cura chegar Abrir Deixar E se deixar Arlete Franco - janeiro/2025

domingo, 28 de abril de 2024

Sobre Filhos

O amor é essa coisa poderosa que traz a saudade pra te assaltar numa manhã de domingo. E leva a tua memória pras viagens de carro cheio de trecos e corações com esperança no futuro. Traz cenas passadas de risos, preocupações, perrengues e soluções. Salas de espera de hospital, bolos de aniversários, cadernetas de comunicação com a professora. O amor te embarca numa aventura para a qual você nem sabe se está preparada. E te faz procurar ajuda, conselhos, enfermeiras, bezendeiras. Traz gente diferente cuja escolha não é sua. Festas de formatura, encontro com genros, noras e sogros, ou candidatos a. E a gente agradece tanta riqueza de vida. Fica num cantinho e espera a saudade passar. Reza pedindo que Deus proteja. E que a próxima visita não demore a chegar. Arlete Franco - abril/24

domingo, 14 de janeiro de 2024

Nós

Contenha-me nos seus braços porque a noite é fria e meu coração é selvagem, curioso e inocente como um gato. Mantenha-me perto porque meus pés são calejados, doídos e cansados e seu cuidado me acalenta. Abraça-me com sinceridade porque meus fantasmas são muitos e só conheci o amor quando você chegou. Ri de mim, de você, comigo e sempre porque sua presença tornou-se essencial em tempo record. Fica, porque eu o amo.

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Cinquentona

O tempo mancha a pele, mesmo usando filtro solar. E a alma, mas só se você deixar. As crianças crescem e roubam a ilusão de eternidade. E ao mesmo tempo a devolvem. O sol se põe e levanta, indiferente à sua dor ou alegria. A semente vinga ou nem se manifesta, não proporcionalmente à sua torcida. E alternamos entre nos sentirmos poderosos e desamparados, pelas próprias naturezas. Ou criadores e destruidores, pela definição de seres humanos. E tudo é muito bom. Arlete Franco - abril/2023 Porque a Júlia e a Gerusa me sugeriram escrever.

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Carnaval 2023

Ao meu lado, eu quero gente feliz e festeira. Que ri de chorar de si mesma e faz dancinha pra celebrar uma boa companhia. Gente que se contenta com pouco porque sabe que de pouco também se vive e celebra a maravilha que é ser humano. E, estando no muito, distribui com generosidade. Que fica eufórico só de respirar o oxigênio das possibilidades mil. Que não precisa se sustentar emocionalmente às custas de críticas às fraquezas dos outros. Comigo, quero gente que ama viver. Apesar de, contudo, todavia, conhecer a maldade e ter umas e outras histórias tristes pra contar. Gente que pode ter a vida guinada bruscamente, e não perde a essência do bom olhar. Que é exceção, mas existe. Que surge no caminho para iluminá-lo. Que faz a gente fã, admirador, de quem não se quer sair de perto. Bem perto. Arlete Franco - Fevereiro/2023

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Limitada

Só sei escrever sobre pés andantes Que procuram fontes Que vislumbram pontes A sede da conexão com alguém Só sei escrever sobre mãos que clamam Almas que chamam Aos ouvidos não bloqueados A inocência de acreditar Só sei escrever sobre olhos de encanto Que buscam ninho e manto Aos que simpatizam com o frio A esperança de não se estar só E aos que clamam: "Monotemática! Entediante!" Só uma resposta: "Mea culpa Mea culpa Mea culpa..." Arlete Franco - Dezembro/2021