sábado, 28 de maio de 2016

Fiel

Eu só quero um de cada vez
Carece vigiar, não
Carece se preocupar, não

Se alguém me fala ao ouvido
E está perto demais
A culpa é da música alta
E se eu rio nessa hora
É porque estou satisfeita
Em ter você na minha vida

Eu só quero um de cada vez
Carece me chamar de namorada, não
Carece fazer planos para o futuro, não

Basta me fazer feliz
Porque sou leal às minhas vontades

E se o meu olhar se demorar
Mais longamente em outra pessoa
E o meu coração disparar mais do que por você
Talvez, simplesmente, a sua vez tenha acabado
(E você vai ser o primeiro a saber)

Acostamento

Minha última experiência com homens

Tenho um otimismo que às vezes me prejudica. Daquele tipo que a luz da gasolina acende e palpita: "dá pra chegar e voltar!" Hoje, não deu. Até que tive sorte. Primeira (e espero que última) vez em 27 anos dirigindo.
Mas então aconteceu: eu no meio de uma estrada, sem sinal de celular e sem gasolina. Voltando de um sítio de amigos, com quem tomei café-da-manhã.
Logo parou um caminhoneiro. Um menino de uns vinte anos, que constatou que era falta de gasolina, mesmo, e me emprestou o celular para eu acionar o seguro. Seguiu adiante, porque estava bem perto do destino. Ria tímido, meio tirando sarro da minha enrascada.
Nisso, meus amigos receberam a minha mensagem e começaram a rodar perto do sítio, mas não conseguiam fazer contato.
Comecei a andar pelo acostamento para achar sinal do celular. Parou um carro lotado. Três gerações. Vô, pai, e tio do Luiz Augusto, um menino de três anos de cachos dourados quase brancos. Estavam indo buscar carne e trariam a minha gasolina em vinte minutos. E trouxeram, sorridentes, e pediram que eu rezasse por eles.
Cancelei o guincho, agradeci e pedi desculpas pros meus amigos e cheguei num posto de gasolina.
Resumindo: ainda existem homens cuidadores. Paternais. Que olham para mulheres como seres que precisam ser protegidos de situações de perigo e inclusive de outros homens. Não sei se, se eu fosse um marmanjo barbado de 1,85 m de altura andando no acostamento, eles teriam parado pra ajudar.
Sei que a gente tende a gravar no coração as más notícias e experiências. A tomada que deu choque a gente nunca esquece.
Mas eu ainda ponho fé na humanidade e nos homens. Esses, dos quais eu gosto tanto, e pelos quais tenho admiração e gratidão. Ainda que não seja por todos, e talvez nem a maioria. O mesmo para mulheres.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Estrutura

Os meus fantasmas não são visíveis
E nem palpáveis o tempo todo
Mas nem por isso são inexistentes
E vez por outra olham na minha direção
E sorriem
Ou choram
Ou sangram
Ou sussurram novamente as promessas
Que nunca tiveram intenção de cumprir

Os meus fantasmas são peças de mim
Esse imenso quebra-cabeça
Que perde partes e incorpora outras
Ao mesmo tempo
De contornos indefinidos
E âmago amoroso
De energia que se expande e se retrai
Num piscar de olhos
(Que se fecham para suportar a dor)

Talvez esses fantasmas sejam necessários
Para os joelhos não se dobrarem
A coluna manter-se ereta
E o nariz sugar o ar
Talvez sejam um peso desmedido
Uma âncora a ser abandonada
Isso só o tempo dirá

Avanço

Deus abençoe os ambiciosos
Que acreditam no seu potencial
Que almejam mais alto
E não se contentam com pouco

Deus abençoe os que não se conformaram
Em mover-se devagar
Em cantar baixinho
Em não poder voar por ser humano

Deus abençoe quem contrariou o conformismo
E que fez o que foi preciso
Par descobrir que a Terra é redonda
E que o Universo é infinito

Porque o destino do homem
É sempre ir atrás do "mais"
Sempre

Encontro

Ele se deita para dormir
Uma hora antes
Dela acordar pra trabalhar
Mesmo assim combinam
Dar um jeito de se encontrar

Nesse dia o Sol brilhará
Um pouquinho menos
Para ela poder aparecer
E a Lua será um sorriso só...

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Crazy

E se acontecer
De eu querer você
E você me querer?
(Que loucura!)

E se acontecer
De combinar
E de acontecer?
(Que doideira!)

E se acontecer
De ser bom
E de novo se querer?
(Que insanidade!)

E se acontecer
De escalar?
De viciar?

Vem comigo, Napoleão,
Que tem um hospício ótimo
Aqui na minha cidade...

domingo, 22 de maio de 2016

Moleque

Eu espero por um homem
Que é meu rei e meu peão
Tem um corpo moreno gostoso
E o rosto em forma de coração