segunda-feira, 31 de julho de 2017

Tristeza

A tristeza é uma nata branca, espessa camada boiando sobre tudo. Ou talvez o açúcar do fundo, que teimou em manter o que está acima amargo.
É o corpo que pesa quando se tenta boiar. É o vento que leva o que devia ficar.
A memória que há muito devia ter sido apagada. A frase maldita que não se devia dizer. Ou ouvir. Ou ler.
É o desperdício. A perda do viço. O avesso da vida.
A tristeza é a casca ser arrancada antes do tempo. O golpe desferido de propósito. A lição que não se queria aprender.
A tradução do sofrimento. A lágrima. O lamento.
Tudo muito triste.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Desejo

Haja coração pra oxigenar tanta alma
Haja dobradiça pra tanta gente que bate
Haja palavras pra tantos temores
Haja endorfina pra tantas dores

Haja paciência pro que demora
Haja aceitação pro que vem fora de hora
Haja memória pra cumprir promessas
Haja músculo pra tanto peso

Haja facetas pra se fugir de um só tema
Haja amor pra criar poema
Haja eu, haja você, haja vida
Haja uma solução para cada problema

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Cheia

Apaixone-se pela lua
E não a culpe
Por estar com a cabeça nas nuvens
Desprezar as estrelas
E tropeçar cá na Terra

Porque tudo tem preço
Peso
Pagamento
E "quanto mais alto
Maior a queda"

domingo, 23 de julho de 2017

Despedida

"Deu certo" quando o desejo coincidiu. Quando a fantasia foi aparentemente confirmada. Quando os dois acharam que queriam a mesma coisa.
"Deu certo" quando se dividiu a cama, o riso, os segredos íntimos, a parte da alma que se desnudou. A porção de pele que pouca gente vê e foi exposta, por vontade própria.
Quando se deixou invadir sem ofensa, inundar, mesmo com medo de afogamento, levar sem saber aonde.
"Deu certo" quando causou saudade, quando deixou boas lembranças, quando houve troca de carinho. Mesmo que pagando um preço alto depois.
Pode ter dado certo por décadas, anos, meses, ou uma manhã. Não importa. Deu certo. Ai do infeliz que quer negar. Contradizer os sentimentos. Passar borracha justamente na parte boa.
E não é porque "deixou de dar certo" que não existiu. Apenas foi de acordo com a vida e a natureza: essa eterna transformação em que não existem garantias. Há apenas o presente, e o que está acontecendo, na sua percepção da realidade.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Sobre a E.

Pessoas entram e saem da nossa vida sem que, às vezes, causem um grande efeito.
Mas é imprevisível a guinada caprichosa do destino, que pode nos colocar num contexto inesperado e fazer de um contato superficial uma amizade inesquecível.
Dá, sim, a impressão de que nada é por acaso, e coincidência não existe. Dá, sim, mais fé em Deus. Dá pra ser feliz.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Sobre Mim

Pulsa nas minhas artérias a energia de viver e fazer acontecer
Falta para a minha alma a paciência de esperar pelo que não controlo
Engatinha sob a minha pele o amor por pessoas, sorrisos e conversas
O conhecimento da maldade foi marcado a ferro quente nela

Veio no DNA a facilidade em ser feliz
Nas curvas do cérebro a inquietação de achar que sempre tem como melhorar
O amor pela maternidade foi surpresa
A inveja foi dura lição aprendida muito cedo

A fé cega é inatingível e indesejada - talvez a peça que esteja faltando

A vida é a minha embriaguez

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Embarcação

Ame e veja toda a sua fragilidade vir à tona.
Ame e perceba que navio forte é o que flutua.