sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Tias

Eu tenho umas tias que não falam palavrão nem pra ofender. Mas são maliciosas. Quando falam "pinto" não é sobre a ave. Conhecem todos os nomes começados com "p" e "x" pra falar das partes do sul das mulheres.
Eu tenho umas tias que contam histórias das últimas 5 gerações da família e balançaram o berço de todos os bebês e amamentaram vizinhos.
Eu tenho umas tias que na sua época raspavam as pernas no tanque, moíam caldo de cana e vigiavam as vizinhas solteiras todas.
Eu tenho umas tias que julgam o certo e errado conforme gostam ou não do autor da obra.
Eu tenho umas tias que esculhambam os componentes masculinos da família na hora do almoço só pra fazer as outras tias rirem.
Eu tenho umas tias que abrigaram irmãos alcoólatras, deram força pra sobrinhos em início de carreira, madrugaram inúmeras noites em hospital.
Eu tenho umas tias que vivem em espontaneidade e não pedem desculpa por serem quem são. São mestres em relacionamentos e riem, mesmo que infelizes.
E dariam muito mais que uns 12 livros...

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Baby

Por um tempo, você vai escolher minhas roupas. O que como, os lugares aonde irei, a escola, com quem você divide a minha presença.
Escolha bem.
Mas não as minhas lutas, meus ideais e meu grau de ambição.
Não diga que eu sou assim ou assado por causa de signo ou porque puxei a esse ou aquele parente. Eu preciso descobrir quem sou sem rótulos prévios e projeções.
Não fale de mim para terceiros na minha frente. Principalmente se forem críticas. Não preciso ser envergonhado para ser educado.
Cuide de mim como uma planta. Cultive o bom, mas saiba dos limites da semente e da terra. Eu não tenho obrigação com as suas expectativas. Permita-me crescer fazendo minhas escolhas, quando a vida der essa chance. Não a tire de mim.
E na dúvida da sua capacidade de me amar: não me faça.
(Métodos anticoncepcionais existem).

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Suicídio

Desnecessários
O esforço
A dúvida
O plano
O tremor da mão

Tão bem vindos
A altura
O nó
O momento
O perder o chão

(A vida já era finda
Antes do virar do banco)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Atirada

Viver é um tiro no escuro
Esquecer é tiro de misericórdia
Ostentar é um tiro no pé
Invejar é tiro pela culatra

Planejar é um tiro ao alvo
Confiar em si é tiro e queda
Pra quem ama eu tiro o chapéu
Por amar: eu tiro de letra

domingo, 10 de fevereiro de 2019

2015

But you
I tasted a hundred times
I tasted the sweetness
And I tasted the bitterness

Because there was a time in my life
You were all my mouth longed for
And all my soul craved for
And I treasure that feeling until this day

(Mas você
Eu saboreei cem vezes
Senti o doce
E senti o amargo

Porque houve um tempo em minha vida
Em que você era tudo que a minha boca pedia
E toda a fissura da minha alma
E guardo esse sentimento como um tesouro até hoje)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Família

Quando a gente cresce, percebe que heróis são feitos de carne e osso. Que fizeram melhor do que fizeram com eles e a gente tenta fazer melhor do que fizeram com a gente. De trauma em trauma vai-se tentando superar.
Que buscou-se mãe em tantas mulheres e pai em tantas figuras masculinas, que a colcha de retalhos emocional cobre aqui e acolá, mas sempre tem um pedacinho tremendo de frio e medo. De estação em estação vai-se tentando administrar.
Que acolher e ajudar pode ser gesto espontâneo e natural, mas disposição e gratidão têm mais correlação com índole do que com abundância de recursos. De decepção em decepção vai-se tentando suportar.
Segue o tempo e o crescimento em estirão. De história em história vai-se tentando levar.

domingo, 23 de dezembro de 2018

Farsante

No esforço de impressionar alguém, mesmo mentindo, você consegue, na melhor hipótese, admiração indevida. Na pior, inveja e dúvida.
Afeto é outra coisa.
Na pose ensaiada, perda de espontaneidade e dourar de pílulas, você induz, na melhor hipótese, a uma fantasia. Na pior, a idealização irreal e decepção.
Amor é outra coisa.
Nos cálculos de manipulação e emoção artificial, o empenho é grande e o resultado questionável. Na melhor hipótese, você conquista um inocente que vai sofrer. Na pior, é tão manipulado quanto.
Viver plenamente é outra coisa.
No esforço em seduzir sem conexão afetiva e sintonia de intenção, a satisfação é temporária. Na melhor hipótese, tesão passageiro. Na pior, objetificação do sagrado.
Encontro é outra coisa.
E na hora que a realidade cobra, a máscara cai e só resta você, a conta chega. Na melhor das hipóteses, perdão e acolhimento. Na pior, ressentimento insuperável.
Relacionamento saudável é outra coisa.