domingo, 28 de abril de 2024
Sobre Filhos
O amor é essa coisa poderosa que traz a saudade pra te assaltar numa manhã de domingo.
E leva a tua memória pras viagens de carro cheio de trecos e corações com esperança no futuro.
Traz cenas passadas de risos, preocupações, perrengues e soluções.
Salas de espera de hospital, bolos de aniversários, cadernetas de comunicação com a professora.
O amor te embarca numa aventura para a qual você nem sabe se está preparada.
E te faz procurar ajuda, conselhos, enfermeiras, bezendeiras.
Traz gente diferente cuja escolha não é sua.
Festas de formatura, encontro com genros, noras e sogros, ou candidatos a.
E a gente agradece tanta riqueza de vida. Fica num cantinho e espera a saudade passar.
Reza pedindo que Deus proteja.
E que a próxima visita não demore a chegar.
Arlete Franco - abril/24
domingo, 14 de janeiro de 2024
Nós
Contenha-me nos seus braços porque a noite é fria e meu coração é selvagem, curioso e inocente como um gato.
Mantenha-me perto porque meus pés são calejados, doídos e cansados e seu cuidado me acalenta.
Abraça-me com sinceridade porque meus fantasmas são muitos e só conheci o amor quando você chegou.
Ri de mim, de você, comigo e sempre porque sua presença tornou-se essencial em tempo record.
Fica, porque eu o amo.
quarta-feira, 25 de outubro de 2023
sexta-feira, 14 de abril de 2023
Cinquentona
O tempo mancha a pele, mesmo usando filtro solar. E a alma, mas só se você deixar.
As crianças crescem e roubam a ilusão de eternidade. E ao mesmo tempo a devolvem.
O sol se põe e levanta, indiferente à sua dor ou alegria.
A semente vinga ou nem se manifesta, não proporcionalmente à sua torcida.
E alternamos entre nos sentirmos poderosos e desamparados, pelas próprias naturezas. Ou criadores e destruidores, pela definição de seres humanos.
E tudo é muito bom.
Arlete Franco - abril/2023
Porque a Júlia e a Gerusa me sugeriram escrever.
sábado, 18 de fevereiro de 2023
Carnaval 2023
Ao meu lado, eu quero gente feliz e festeira. Que ri de chorar de si mesma e faz dancinha pra celebrar uma boa companhia.
Gente que se contenta com pouco porque sabe que de pouco também se vive e celebra a maravilha que é ser humano. E, estando no muito, distribui com generosidade.
Que fica eufórico só de respirar o oxigênio das possibilidades mil.
Que não precisa se sustentar emocionalmente às custas de críticas às fraquezas dos outros.
Comigo, quero gente que ama viver. Apesar de, contudo, todavia, conhecer a maldade e ter umas e outras histórias tristes pra contar.
Gente que pode ter a vida guinada bruscamente, e não perde a essência do bom olhar.
Que é exceção, mas existe. Que surge no caminho para iluminá-lo. Que faz a gente fã, admirador, de quem não se quer sair de perto. Bem perto.
Arlete Franco - Fevereiro/2023
terça-feira, 7 de dezembro de 2021
Limitada
Só sei escrever sobre pés andantes
Que procuram fontes
Que vislumbram pontes
A sede da conexão com alguém
Só sei escrever sobre mãos que clamam
Almas que chamam
Aos ouvidos não bloqueados
A inocência de acreditar
Só sei escrever sobre olhos de encanto
Que buscam ninho e manto
Aos que simpatizam com o frio
A esperança de não se estar só
E aos que clamam:
"Monotemática! Entediante!"
Só uma resposta:
"Mea culpa
Mea culpa
Mea culpa..."
Arlete Franco - Dezembro/2021
terça-feira, 28 de setembro de 2021
Arlete
Dá um desconto aí
Desconta a solidão
O abandono
E as portas fechadas na cara
O não cabimento
O não pertencimento
O não ser de ninguém
Quando ninguém fotografava
Dá um desconto aí
Do sobrenome que todo mundo tem
Do "essa aí vai dar em nada
Ou vai dar pra todo mundo"
Da promissória que ninguém quer assinar
Da esperança num futuro que nunca foi garantido
Ou melhor: dá desconto não
Cobra tudo!
Houve anjos nas rodoviárias vazias na madrugada
Houve mães nas mães das crianças bem nascidas
Houve madrinhas e apostas de desconhecidos
E o que eu não tive, aparentemente
E graças a Deus
Foi o que eu não precisava
Pra chegar onde cheguei
Chegar em mim
Arlete Franco
Setembro/2021
Assinar:
Postagens (Atom)