domingo, 28 de abril de 2024

Sobre Filhos

O amor é essa coisa poderosa que traz a saudade pra te assaltar numa manhã de domingo. E leva a tua memória pras viagens de carro cheio de trecos e corações com esperança no futuro. Traz cenas passadas de risos, preocupações, perrengues e soluções. Salas de espera de hospital, bolos de aniversários, cadernetas de comunicação com a professora. O amor te embarca numa aventura para a qual você nem sabe se está preparada. E te faz procurar ajuda, conselhos, enfermeiras, bezendeiras. Traz gente diferente cuja escolha não é sua. Festas de formatura, encontro com genros, noras e sogros, ou candidatos a. E a gente agradece tanta riqueza de vida. Fica num cantinho e espera a saudade passar. Reza pedindo que Deus proteja. E que a próxima visita não demore a chegar. Arlete Franco - abril/24

domingo, 14 de janeiro de 2024

Nós

Contenha-me nos seus braços porque a noite é fria e meu coração é selvagem, curioso e inocente como um gato. Mantenha-me perto porque meus pés são calejados, doídos e cansados e seu cuidado me acalenta. Abraça-me com sinceridade porque meus fantasmas são muitos e só conheci o amor quando você chegou. Ri de mim, de você, comigo e sempre porque sua presença tornou-se essencial em tempo record. Fica, porque eu o amo.

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Cinquentona

O tempo mancha a pele, mesmo usando filtro solar. E a alma, mas só se você deixar. As crianças crescem e roubam a ilusão de eternidade. E ao mesmo tempo a devolvem. O sol se põe e levanta, indiferente à sua dor ou alegria. A semente vinga ou nem se manifesta, não proporcionalmente à sua torcida. E alternamos entre nos sentirmos poderosos e desamparados, pelas próprias naturezas. Ou criadores e destruidores, pela definição de seres humanos. E tudo é muito bom. Arlete Franco - abril/2023 Porque a Júlia e a Gerusa me sugeriram escrever.

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Carnaval 2023

Ao meu lado, eu quero gente feliz e festeira. Que ri de chorar de si mesma e faz dancinha pra celebrar uma boa companhia. Gente que se contenta com pouco porque sabe que de pouco também se vive e celebra a maravilha que é ser humano. E, estando no muito, distribui com generosidade. Que fica eufórico só de respirar o oxigênio das possibilidades mil. Que não precisa se sustentar emocionalmente às custas de críticas às fraquezas dos outros. Comigo, quero gente que ama viver. Apesar de, contudo, todavia, conhecer a maldade e ter umas e outras histórias tristes pra contar. Gente que pode ter a vida guinada bruscamente, e não perde a essência do bom olhar. Que é exceção, mas existe. Que surge no caminho para iluminá-lo. Que faz a gente fã, admirador, de quem não se quer sair de perto. Bem perto. Arlete Franco - Fevereiro/2023

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Limitada

Só sei escrever sobre pés andantes Que procuram fontes Que vislumbram pontes A sede da conexão com alguém Só sei escrever sobre mãos que clamam Almas que chamam Aos ouvidos não bloqueados A inocência de acreditar Só sei escrever sobre olhos de encanto Que buscam ninho e manto Aos que simpatizam com o frio A esperança de não se estar só E aos que clamam: "Monotemática! Entediante!" Só uma resposta: "Mea culpa Mea culpa Mea culpa..." Arlete Franco - Dezembro/2021

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Arlete

Dá um desconto aí Desconta a solidão O abandono E as portas fechadas na cara O não cabimento O não pertencimento O não ser de ninguém Quando ninguém fotografava Dá um desconto aí Do sobrenome que todo mundo tem Do "essa aí vai dar em nada Ou vai dar pra todo mundo" Da promissória que ninguém quer assinar Da esperança num futuro que nunca foi garantido Ou melhor: dá desconto não Cobra tudo! Houve anjos nas rodoviárias vazias na madrugada Houve mães nas mães das crianças bem nascidas Houve madrinhas e apostas de desconhecidos E o que eu não tive, aparentemente E graças a Deus Foi o que eu não precisava Pra chegar onde cheguei Chegar em mim Arlete Franco Setembro/2021