A pior inimiga
Dos nossos inimigos
Não somos nós.
É a verdade:
A verdade dos fatos
A verdade dos sentimentos
A verdade das intenções.
"A verdade vos libertará"
Não foi dita pensando neles.
Porque a verdade os aprisionaria
Num inferno de arrependimento e remorso.
De "o que foi que eu fiz?"
E eles não têm estrutura
Para encarar tudo isso sem enlouquecer.
A "salvação" dos nossos inimigos
É fantasiar, projetar em nós
Todos os seus defeitos,
Suas imperfeições e maldades.
E justificar assim
Todo o ódio que sentem,
Todo o desejo de destruição,
Sem pensar mal de si mesmos.
Porque só se dá o que se tem
E quando o que se tem não é bom,
É melhor achar que o outro
Merece ser castigado.
Ao passo que quando
O que se tem é amor,
Não se precisa de motivo nenhum.
Ama-se até mesmo quem não merece,
Porque é espontâneo e inevitável.
Até o dia em que o amor acaba.
terça-feira, 5 de maio de 2015
segunda-feira, 4 de maio de 2015
Platônico
E nem que eu tivesse tentado
Eu teria te imaginado
Foi como andar distraída
Numa floresta escura
E encontrar uma flor rara
(Que homem cora hoje em dia?)
E nem que eu tivesse criado
Eu conheceria esse sentimento
Porque existe sem princípio
Nexo ou fundamento
Como se autogerado simplesmente
Pelo prazer de estar aí
E nem que eu tivesse planos
Eu teria agido diferente
Porque trouxeste de volta
O meu melhor prá mim
Num momento em que nem eu me reconhecia
E nem que o tempo passe
E nem lembres que eu existo
A marca que deixaste
A gratidão que sinto
Pelo que sem esforço causaste
Numa brincadeira de flerte inocente
São lindas, valem muito
E ficarão comigo em forma de saudade
(Não precisa haver toque para se tocar)
Eu teria te imaginado
Foi como andar distraída
Numa floresta escura
E encontrar uma flor rara
(Que homem cora hoje em dia?)
E nem que eu tivesse criado
Eu conheceria esse sentimento
Porque existe sem princípio
Nexo ou fundamento
Como se autogerado simplesmente
Pelo prazer de estar aí
E nem que eu tivesse planos
Eu teria agido diferente
Porque trouxeste de volta
O meu melhor prá mim
Num momento em que nem eu me reconhecia
E nem que o tempo passe
E nem lembres que eu existo
A marca que deixaste
A gratidão que sinto
Pelo que sem esforço causaste
Numa brincadeira de flerte inocente
São lindas, valem muito
E ficarão comigo em forma de saudade
(Não precisa haver toque para se tocar)
sábado, 2 de maio de 2015
Tragédia
E a dor dos sobreviventes
Foi em primeiro lugar
Avaliar o tamanho
Do estrago
Em si mesmos
A possibilidade
Dos próprios
Movimentos
E a certeza
De estarem vivos
Prá depois reconhecer
Quem precisavam acudir
Em quem deviam investir
Qual escolheriam abandonar
À própria sorte
Saber a quais só se restavam
Ser enterrados
E onde estavam os seres amados
Difícil mesmo era saber
Quando poderiam ter uma pausa
Para simplesmente chorar...
Foi em primeiro lugar
Avaliar o tamanho
Do estrago
Em si mesmos
A possibilidade
Dos próprios
Movimentos
E a certeza
De estarem vivos
Prá depois reconhecer
Quem precisavam acudir
Em quem deviam investir
Qual escolheriam abandonar
À própria sorte
Saber a quais só se restavam
Ser enterrados
E onde estavam os seres amados
Difícil mesmo era saber
Quando poderiam ter uma pausa
Para simplesmente chorar...
Criação
Deus criou a função
Mas também a disfunção
A dor que avisa que algo
Está doente
E a dor funcional
Que dói por doer
O sistema imunológico
Para nos proteger
E as alergias
E doenças autoimunes
Que são reações
Descomunais ou
Contra os alvos errados
A inteligência
E a imbecilidade
A harmonia e a violência
O reflexo de fuga ou luta
Num momento de perigo
E a síndrome do pânico
Desproporcional e irracional
A atração sexual
E as taras e desvios de comportamento
O amor e as sociopatias
A autoestima e a vaidade exagerada
A ambição saudável e a ganância
O apreço e o apego possessivo
O cuidar e o controlar
A imaginação criativa e a loucura
Incompatível com a vida produtiva
E só restou ao ser humano perguntar:
"What the f...?"
Mas também a disfunção
A dor que avisa que algo
Está doente
E a dor funcional
Que dói por doer
O sistema imunológico
Para nos proteger
E as alergias
E doenças autoimunes
Que são reações
Descomunais ou
Contra os alvos errados
A inteligência
E a imbecilidade
A harmonia e a violência
O reflexo de fuga ou luta
Num momento de perigo
E a síndrome do pânico
Desproporcional e irracional
A atração sexual
E as taras e desvios de comportamento
O amor e as sociopatias
A autoestima e a vaidade exagerada
A ambição saudável e a ganância
O apreço e o apego possessivo
O cuidar e o controlar
A imaginação criativa e a loucura
Incompatível com a vida produtiva
E só restou ao ser humano perguntar:
"What the f...?"
O Meu Amor
O meu amor tem o nome
Mais lindo do mundo
E agora que quero esquecê-lo
Todo mundo também tem
O porteiro, o carteiro
O filho do vidraceiro
E o do vendedor
Da loja de móveis
Estou eu na farmácia
E a balconista
Está falando do meu amor
Estou na manicure
E a mulher na cadeira ao lado
Também fala do meu amor
O meu amor tem um presença
Que faz todo mundo desaparecer
Quando ele entra na sala
O tempo pára prá verificar
Qual é o humor dele
Naquele dia
Ele dá um sorriso
E o sol sai de detrás das nuvens
O arco-íris surge
E as borboletas se sentem
Autorizadas a voar
Se ele está de mau humor
Chove o dia inteiro
O meu amor tem uma boca
Que foi feita para beijos
E as mãos foram feitas
Para milagres
Os ouvidos só querem elogios
O cérebro funciona bem demais
E o ego
É do tamanho de um bonde
Mas ele é o meu amor
E eu não mudaria uma vírgula nele
Porque ele é o único homem
Que existe para mim
E tem o nome mais lindo do mundo
Mais lindo do mundo
E agora que quero esquecê-lo
Todo mundo também tem
O porteiro, o carteiro
O filho do vidraceiro
E o do vendedor
Da loja de móveis
Estou eu na farmácia
E a balconista
Está falando do meu amor
Estou na manicure
E a mulher na cadeira ao lado
Também fala do meu amor
O meu amor tem um presença
Que faz todo mundo desaparecer
Quando ele entra na sala
O tempo pára prá verificar
Qual é o humor dele
Naquele dia
Ele dá um sorriso
E o sol sai de detrás das nuvens
O arco-íris surge
E as borboletas se sentem
Autorizadas a voar
Se ele está de mau humor
Chove o dia inteiro
O meu amor tem uma boca
Que foi feita para beijos
E as mãos foram feitas
Para milagres
Os ouvidos só querem elogios
O cérebro funciona bem demais
E o ego
É do tamanho de um bonde
Mas ele é o meu amor
E eu não mudaria uma vírgula nele
Porque ele é o único homem
Que existe para mim
E tem o nome mais lindo do mundo
sexta-feira, 1 de maio de 2015
Avesso
Descrevi em um texto
Um monstro
Drogado
Desequilibrado
Sôfrego
Sedento por sangue
Olhos esbugalhados
Surtando
Babando
No canto esquerdo
Da boca
Vomitando
Impropérios
No meio de
Uma tempestade
De sinapses
Convulsionando
Numa confusão
De neurormômios
E ódios
Em ebulição
Não sei se era
Outra pessoa
Ou o avesso
De mim mesma
A minha versão
Em papel carbono
De veneno
Com cheiro de álcool
De mimeógrafo
Por algum motivo
O blog não salvou
Melhor assim:
Muita gente
Poderia se identificar
Um monstro
Drogado
Desequilibrado
Sôfrego
Sedento por sangue
Olhos esbugalhados
Surtando
Babando
No canto esquerdo
Da boca
Vomitando
Impropérios
No meio de
Uma tempestade
De sinapses
Convulsionando
Numa confusão
De neurormômios
E ódios
Em ebulição
Não sei se era
Outra pessoa
Ou o avesso
De mim mesma
A minha versão
Em papel carbono
De veneno
Com cheiro de álcool
De mimeógrafo
Por algum motivo
O blog não salvou
Melhor assim:
Muita gente
Poderia se identificar
Novo
O luto dura
O tempo justo
Prá dar passagem
À vida
À luta
À cura
Ao novo
A lágrima seca
O riso chega
A saudade passa
O colorido volta
Sem culpa
Sem remorso
Sem desmerecer
A felicidade vivida
Apenas brindando
O que é sempre bem vindo
E o que acontece
Na hora certa
O tempo justo
Prá dar passagem
À vida
À luta
À cura
Ao novo
A lágrima seca
O riso chega
A saudade passa
O colorido volta
Sem culpa
Sem remorso
Sem desmerecer
A felicidade vivida
Apenas brindando
O que é sempre bem vindo
E o que acontece
Na hora certa
Assinar:
Postagens (Atom)