domingo, 18 de outubro de 2015

Dia do Médico

Sei que muita gente já passou (ou viu ou soube de alguém com que aconteceu) uma má experiência com médicos. Ou mais de uma. E é chocante, porque, neguem ou não, espera-se uma superioridade moral deste profissional, da mesma forma que se tolera erros de um homem como pai, que viram manchete de jornal, se for uma mãe que faça.
E eu entendo. Errar, de propósito ou não, com uma pessoa doente, fragilizada, ou sua família, é adicionar maldade ao que já é mau.
Mas como hoje é o Dia do Médico, e por óbvios motivos, eu conheço bons médicos aos milhares, gostaria de dizer que também fico doente, que meus filhos e parentes também, e que acumulo muitas histórias de marejar olhos de ternura e gratidão.
Exemplo: o obstetra que me acompanhou na primeira gravidez, e o outro, na segunda e terceira. O anestesista do parto. A médica que operou o rim do meu filho. O neuro que deu conta da minha enxaqueca. O cirurgião que operou a apendicite do me filho. O otorrino que tirou as amígdalas da minha filha. Para eles, só um paciente a mais, num dia de rotina. Para mim, os eventos do século! Eles provavelmente só lembrariam de mim se eu mencionasse que sou médica. Para mim, são inesquecíveis.
E, no outro lado da moeda, tenho colegas que me ajudam com pacientes, cada um na sua área, cuja competência testemunho diariamente. E tenho meus mentores, médicos que me ensinaram e ensinam, que coloco num degrau acima de mim em conhecimento, em quem confio como profissional e pessoa.
Enfim, encontrar bons profissionais na área da Saúde é uma bênção... Parabéns aos meus colegas e amigos, que escolheram essa profissão fascinante, que amam o que fazem e gostam de um desafio. Deus nos ajude e guie, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário