sábado, 2 de abril de 2016

Trabalho

O sofrimento é a massa de pão do cuidador. Se estou trabalhando, é inevitável. Sou procurada, na maioria das vezes, devido a ele. E, esdruxulamente, às vezes convido o paciente a comemorar a existência da dor.
Explico.
Metade dos pacientes com entupimento das coronárias têm morte súbita sem qualquer sintoma prévio. Tem gente andando por aí com pressão alta, sem sentir nada. Procurar médico pra quê? "A gente só vai no dentista se o dente doer", eu digo para eles. Não é o certo, mas é o que a maioria faz. Sentir dor ou cansaço aos esforços, palpitações, a famigerada dor na nuca que contestam se é sintoma de pressão alta, e etc, acaba sendo bom.
Precisou de ponte de safena? " Sorte sua. A gente só recauchuta pneu que vale a pena!" Sim. Eu consigo um sorriso no meio do medo, falando essa frase.
Mas o que me marcou nessa manhã foi que, contrariando a minha rotina, celebrei resultados negativos de exames ("negativo" nesses casos é bom, sem doença) e até dei alta pra gente saudável demais para acompanhar comigo.
Umas ilhas de boas notícias são muito bem-vindas. Verificar saúde é tão prazeroso quanto restaurá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário