quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Escrevendo

Escrever é tirar um retrato do seu próprio pensamento. Nada menos do que isso. Pode ser mais ou menos fiel a ele, dependendo da sua capacidade de transformá-lo em palavras. Mais ou menos colorido, com contornos de definições diferentes e nitidez variável. Mas, como todo pensamento é livre, muito além do que são os sentimentos e as emoções, as possibilidades são ilimitadas.
Quem tem compromisso com a verdade é o biógrafo. Principalmente se escrevendo sobre si mesmo. Senão, é uma mentira, por definição. O autor de ficção, porém, está livre de amarras.
O pensamento pode visitar uma situação passada, ou algo do presente, passear por possibilidades e desejos, criar mundos que não existem. Descrever loucuras ainda não provadas, casos verídicos e fantasiosos, suposições e desconfianças. Revisitar um clássico, dar mais detalhes sobre outro, criar castelos no ar, ver o que lá não estava, provar do que nunca existirá. E não necessariamente diz algo do que o autor está passando, naquele momento da sua vida. Pode, sim, ser um desabafo, uma manifestação de emoção intensa. Mas pode, também, de propósito, ser uma fuga da realidade.
É mais comum se escrever sobre coisas das quais se tem vivência, assuntos mais conhecidos, e, assim, confortáveis. Mas existem momentos em que quem está criando age como um ator: se coloca no lugar de um personagem, num exercício de empatia, e tenta viver uma vida diferente da sua, para enriquecimento próprio e/ou entertenimento de outros.
Então, tudo o que é escrito foi pensado, mas não necessariamente vivido, no sentido real da palavra. Digo isso para esclarecer as pessoas que podem se identificar com algo que eu escrevo, se ofender ou ver mais do que realmente existe ou existiu. As pessoas das quais eu falo com veracidade (em fatos e sentimentos) são avisadas disso, assim que eu posto. As outras podem se reconhecer em fragmentos aqui e ali, num diálogo, aspecto físico ou situação. Mas certamente fizeram parte de um mosaico criativo, do conjunto de imagens e emoções onde a minha mente passeou, sem muito compromisso, e foi trazido para cá. Se isso acontecer, desculpa alguma coisa que deva ser desculpada. Sinta-se homenageado, por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário